quinta-feira, 27 de maio de 2010

7ª(arte) para o 3º - O Estranho Mundo de Jack

O filme escolhido dessa semana, é um filme muito importante para mim, pois fez parte da minha infância (e talvez da sua também), e até hoje ainda sinto vontade de assistir de novo e cantar junto:
This is Halloween, This is Halloween! Halloween! Halloween! Halloween!

Nome original: Tim Burton's The Nightmare Before Christmas
País: Estados Unidos
Ano: 1993
Direção: Henry Selick
Roteiro: Tim Burton / Michael McDowell
Gênero: Musical/Animação
Elenco:
Danny Elfman
Chris Sarandon
Catherine O'Hara
William Hickey
Glenn Shadix
Paul Reubens

Sinopse: O filme relata a história de Jack Skellington e Sally, que são um casal. Sally ama muito Jack, mas Jack é o rei da cidade do Halloween, uma cidade onde todos os moradores têm a função de assustar os humanos durante a festa do dia das bruxas. Apesar do sucesso profissional, ele se lamenta com sua rotina e sente falta de algo mais. Um dia ele entra numa floresta onde todas as árvores são portas para reinos que servem a alguma festividade dos humanos, e acaba encontrando o reino do Natal. Impressionado com tanta beleza e bondade, ele arma o plano de raptar o Papai Noel e fazer um Natal a seu gosto. Jack consegue persuadir os habitantes a ajudá-lo. Só que seus presentes são todos a seu modo: feios e assustadores.

Minha opinião: Com certeza, esse filme me traz lembranças ótimas, e não é pelo fato de ser curto ou de ser um musical que o filme deixa de ter um enredo cativante, hoje em dia é dificil aparecer filmes que esbanjam criatividade desse jeito. Na época de lançamento desse filme, as criticas foram bem pesadas, dizendo que o filme era assustador demais, e que fazia apologia a bruxaria, e mesmo com tantas críticas negativas o filme recebeu diversos prêmios, e praticamente lançou no mundo do cinema um dos maiores diretores/roteiristas da atualidade: Tim Burton, que é famoso por incorporar em suas produções um tom "gótico".

Curiosidades:
  • Este filme marcou a carreira do cineasta Tim Burton; depois de Vincent, um curta-metragem monocromático, demorou três anos fazendo uma produção agora em cores.
  • O filme foi lançado pela Touchstone Pictures, um estúdio de propriedade da Walt Disney Company.
  • A música "This is Halloween" possui versões de vários cantores. As mais conhecidas são cantadas pelo cantor Marilyn Manson e pela banda Panic! At The Disco.

Trailer:

E aí, gostou? Dê a sua opinião e, se quiser, sugira um filme para as próximas semanas, pode ser de qualquer gênero e qualquer época.
Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

2 comentários:

João disse...

Simplesmente incrível.
Assisti hoje. Não esperava menos de Tim Burton.

Amada disse...

"This is Halloween, This is Halloween! Halloween! Halloween! Halloween!"... Tem na minha peça, e toda vez lembro desse filme, apesar de nunca ter assistido :x