quarta-feira, 31 de março de 2010

Som de Aço - Chopis Centis

Hoje a música tem tom nostálgico e alegre ao mesmo tempo. A canção tema é "Chopis Centis" dos Mamonas Assassinas, um som "muito legalzinho" como diz a própria letra. Curtam aí a música em um videoclipe montado em versão Playmobil:



Uma das minhas maiores preferências quando se fala nos Mamonas, esta música é uma retratação do processo de globalização, onde o personagem, aparentemente chucro, se mostra facinado e atraído pelo Shopping Center. A letra descreve certas coisas que acontecem em um shopping, como, por exemplo, ir ao cinema e comer um sanduíche. No começo da melodia a batida usada é da música Should I stay or should I go, do The Clash.

Um dos pontos altos da canção é o contraste imenso do personagem com aquele meio tão moderno onde, ao invés de se comer um simples aipim (mandioca ou macaxeira pros desvisados), se come em uma rede de fast food. Existe um lado ruim, pois o personagem central fica afixionado com aquele mundo e passa a desejá-lo o tempo todo (o que ocorre hoje em outros contextos), mostrando-se sujeito à alienação.

Mamonas Assassinas - Banda originada em Guarulhos-SP em Julho de 1995, tinha como integrantes: Dinho, Bento Hinoto, Júlio Rasec e os irmãos Samuel e Sérgio Reoli. O grupo foi um grande expoente do rock cômico no Brasil. Foram criadores de sátiras ao pagode, heavy metal, sertanejo e mpb. Lançaram apenas um álbum de estúdio, chamado Mamonas Assassinas, que vendeu mais de 1 milhão de cópias. Mas o sucesso rápido acabou por se encontrar com um fim rápido. Depois de sete meses na estrada, a banda sofreu um acidente em que o jatinho que estavam se chocou com a Serra da Cantareira, matando os cinco integrantes do grupo. Até hoje os sucessos e a personalidade dos Mamonas Assassinas permanecem guardados na memória dos brasileiros.

Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: