quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Som de Aço - What a Wonderful World

O Som de Aço de hoje é um hino à paz, à união e a um monte de coisas que todos enchem o peito pra falar mas poucos praticam efetivamente. Escute agora canção na voz em que ela ficou conhecida em todo o Mundo:



Ao traduzir a letra, que foi escrita por Bob Thiele e George David Weiss, percebemos a exaltação de elementos simples da natureza, que fazem alusão a um clima de paz, no qual a harmonia entre as pessoas e o meio seria perfeita. Podemos exemplificar isto com o seguinte trecho:

"The colours of the rainbow so pretty in the sky
(As cores do arco-íris tão bonitas no céu)
Are also on the faces of people going by
(
Encontram-se também nos rostos das pessoas a passar)
I see friends shaking hands, saying: 'How do you do?'
(Eu vejo amigos se cumprimentando, dizendo: 'Como vai você?')
They're really saying:'I love you'
(Eles estão realmente dizendo: 'Eu te amo')"
Os compositores escreveram a música em um momento tenso da história dos Estados Unidos, em que a luta racial e política estava em evidência, poucos anos depois do assassinato de Martin Luther King, que liderou movimentos contra a segregação de raças nos EUA.

A canção foi feita especialmente
para a interpretação de um dos maiores ícones da raça negra na época: Louis Armstrong, que fez questão de gravá-la, tornando-a um chamado a um presente mais justo e um futuro próspero, onde todos teriam as mesmas oportunidades.

Louis Armstrong teve uma infância pobre
e desde pequeno teve de trabalhar para garantir o próprio sustento. Com 11 anos ingressou na vida de artista amador e devido ao seu grande talento foi ganhando prestígio nos Estados Unidos aos poucos. Já velho, Armstrong esteve ligado às lutas pelos direitos civis dos negros nos EUA e mesmo assim foi criticado por não militar mais ativamente do movimento. É pertinente lembrar que ele não era nenhum jovem e não aguentava mais participar de protestos liderados por geração mais jovem do que aquela que ele pertencia.

Quem gosta desta canção
e insiste em falar dela é o Leandro, que, se não me engano, a tem no celular e deve escutar quase chorando...

Como na última vez
, deixarei mais uma versão do Som de Aço. Também muito famosa, a gravação de Joey Ramone trouxe à tona a temática desta música para outros públicos que não fossem apenas aqueles tolerantes ao estilo de Louis Armstrong:



Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: