quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Som de Aço - I Want to Break Free

O Terceiro de Aço já falou de vários artistas e bandas aqui no Som de Aço, mas nunca nós escrevemos sobre canções do Queen. Foi pensando nisso que escolhi uma dos maiores hits da banda e que tem um dos clipes mais conhecidos de todos os tempos:



Como sempre, começamos com a tradução da canção. É evidente que todo mundo sabe o significado principal, que gira em torno do sentimento de liberdade. A letra conta de alguém que deseja se desvencilhar de um relacionamento, já que se apaixonou de verdade. E para demonstrar isso destaco a segunda estrofe da música:
I've fallen in love
(Eu me apaixonei)
I've fallen in love for the first time
(Eu me apaixonei pela primeira vez)
And this time I know it's for real
(E dessa vez eu sei que é verdade)
I've fallen in love,
(Eu me apaixonei,)
God knows, God knows I've fallen in love

(Deus sabe, Deus sabe que me apaixonei)
A canção foi escrita por John Deacon, que não era homossexual, ou seja, os boatos surgidos na época, e até hoje, sobre o fato de que é uma canção da causa gay são totalmente errados, mas mesmo assim tem gente que não bota a mão no fogo...

Ainda que o tema da música
não seja GLS, tem gente, homossexual é claro, que insiste em usá-la, como hino da causa, usando o nome da banda e de Freddy Mercury em vão, já que ele era assumidamente homossexual.

O Queen surgiu em 1970, e sua formação original era composta pelo genial e inigualável Farokh Bulsara, que era conhecido pelo singelo pseudônimo Freddy Mercury; pelo lendário guitarrista Brian May, pelo icônico baterista Roger Taylor e pelo tímido, mas talentosíssimo baterista John Deacon, que escreveu a canção da qual falo hoje.

Um fato curioso ocorreu em 1985
, na entrevista de Glória Maria a Freddy Mercury. Pelo visto a jornalista estava mal preparada e fazia um desastroso questionário ao cantor. Entre algumas perguntas repetidas e mal-feitas na entrevista estava a seguinte: "A música I want to break free é 'indedicada'(sic) ao mundo gay?". Essa pergunta deixou Freddy irritado, ainda mais depois que a Glória Maria a repetiu. Caso você queira assistir o vídeo com o trecho polêmico da entrevista, clique AQUI.

Então é isso moçada.
Até a semana que vem, e amanhã quem fará a coluna 7ª(arte) para o 3º, voltando depois de duas semanas inativa. o/
Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: