quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Feliz Aniversário Planaltina!

Hoje não teve aula por uma razão nobre (ou não): O 151º(me corrijam se eu estiver errado) Aniversário da nossa cidade, Planaltina-DF. Não sei muito o que falar, pois, apesar de morar há seis anos aqui, não conheço tão bem a cidade como conhece o Marcelo. Apesar de tudo vamos a alguns fatos, curiosos ou não, sobre a cidade:

Planaltina fazia parte da Estrada Real, importante via de escoamento de ouro e outras riquezas, como dízimos à coroa. Qualquer estrada utilizada para fins comerciais era ilegal, sendo um crime lesa-majestade, ou seja, Planaltina era rota certa para os comerciantes, pelo menos aqueles que agiam na legalidade, porque brasileiro sácomé né...

Planaltina, por fatores óbvios, teve o primeiro time de futebol do Distrito Federal, antes mesmo do DF existir. 





Foi realizada uma expedição em 1892, com o auxílio do astrônomo belga Luis Cruls, para decidir onde seria contruída a nova capital do país, o territória que na época pertencia ao município de Planaltina foi escolhido como ideal.

Em 1922 o então presidente Epitácio Pessoa baixou um decreto e mandou a moçada colocar uma pedra fundamental em Planaltina, o que serviu como um aviso prévio de que ali seria construída a futura capital do Brasil.



Apesar da modernização dos costumes no DF, Planaltina ainda mantém tradições, e a principal delas é a encenação da Via Sacra, atraindo a atenção dos cristãos da região, já que é maior e mais bem elaborado evento deste tipo na região.




E pra deixar um último parabéns a nossa querida, ou não, cidade, fica aqui a imagem deste animado cão, que certamente viveria ainda mais feliz se fosse planaltinense:


Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: