quinta-feira, 5 de agosto de 2010

7ª(arte) para o 3º - Babel

Alô moçadinha! Quem tá de volta hoje é a coluna de cinema do Terceiro de Aço, e se é pra voltar que seja com um filme massa (pelo menos na minha opinião):

Nome Original:
Babel
Países:
EUA/México
Ano:
2006
Diretor:
Alejandro González Iñárritu
Roteirista:
Guillermo Arriaga
Gênero:
Drama
Elenco Principal:
Boubker Ait El Caid
Said Tarchani
Brad Pitt
Cate Blanchett
Gael Gárcia Bernal
Adriana Barraza
Rinko Kikuchi
Kôji Yakusho
Mohamed Akhzan
Amit Murjani

Como vocês devem ter notado o elenco tem nomes americanos, mexicanos, marroquinos e até japoneses. Pois é exatamente nesses países que ocorrem as histórias, isso mesmo, histórias com S, afinal este filme não foge ao estilo de Iñárritu, onde várias histórias estão ligadas através de um fato único, que muda o cotidiano de vários núcleos no filme.


O enredo começa com a história de uma família camponesa do Marrocos. Abdullah, um criador de cabras, compra um rifle de grande potência para matar chacais que atacavam o seu rebanho. Ele deixa a arma com os filhos, que decidem testar o alcance do rifle. Nas primeiras tentativas atiram em pedras e depois decidem atirar em veículos na estrada. Eis que Yussef, o irmão mais novo acerta um ônibus. A turista americana Suzan que estava com o seu marido Richard é ferida gravemente.

Em San Diego, nos EUA, próximo à fronteira com o México, vivem duas crianças, que estavam com a babá enquanto os pais viajavam. Devido a um imprevisto a babá deveria ficar mais tempo com as crianças, mas não havia planejado isto: havia marcado o casamento de seu filho na cidade mexicana de Tijuana, que faz fronteira com San Diego. Como não arranjou alguém que cuida-se das crianças, levou-as para o casamento, mas sem autorização dos pais.

No Japão, Chieko, uma jovem surda-muda e rebelde, que vive em constante conflito com o pai e com a sociedade, por se sentir excluída e frustrada sexualmente. Ela também é traumatizada pelo suicídio da mãe, que sempre cuidou dela e a entendeu.


Você pode estar se perguntando a relação das três histórias. Pois saiba que elas tem uma grande ligação e que após o disparo do rifle que estava na mão do garoto marroquino ocorreram fatos extraordinários e que prendem o espectador do início ao fim. Um dos principais aspectos de qualidade do filme é o elenco, que além dos premiados atores de Hollywood, Brad Pitt e Cate Blanchett, conta com ótimas atuações de Gael García Bernal, Adriana Barraza, Rinko Kikuchi e, acima de tudo, dos jovens atores marroquinos que foram escolhidos na região das filmagens no país, Boubker Ait El Caid e Said Tarchani.

A produção teve 6 indicações ao Oscar de 2007: Melhor Trilha Sonora (vencedor), Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz Codjuvante - 2: Adriana Barraza e Rinko Kikuchi, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.

O filme faz parte da "Trilogia da morte" de Iñárritu, sendo o terceiro, precedido por Amores Perros e 21 Grams. Babel foi aclamado pela crítica e, na minha opinião, faltou só o Oscar, ou melhor, pro Oscar faltou dar o prêmio pra Babel. Se bem que faltou o Oscar dar o prêmio pra um monte de filme ao longo da história, como Cidade de Deus, A serious man...


Trailer (com legendas no português de Portugal, foi o único que encontrei):



E aí, gostou? Dê a sua opinião e, se quiser, sugira um filme para as próximas semanas, pode ser de qualquer gênero e qualquer época.
Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: