quinta-feira, 6 de maio de 2010

7ª(arte) paro o 3º - The Cove

Pela primeira vez o Terceiro de Aço resolve falar de um documentário na coluna. E que documentário. O assunto abordado em The Cove (que significa "A Enseada") e a caça generalizada dos golfinhos, tanto para cativeiro quanto para o abate. Conheça agora um pouco mais sobre aquele que foi considerado o melhor documentário do ano:

Nome original:
The Cove
País:
EUA
Ano:
2009
Diretor:
Louie Psihoyos
Escrito por:
Mark Monroe
Gênero:
Documentário
Elenco:
Rick O'Barry
Louie Psihoyos
Scott Baker
Joe Chisholm
Mandy-Rae Cruickshank
Charles Hambleton
Simon Hutchins
Kirk Krack
Roger Payne
John Potter
Dave Rastovich
Paul Watson
Isabel Lucas
Hayden Panettiere

O documentário começa com o seguinte depoimento do diretor Louie Psihoyos: "Gostaria de dizer que tentamos fazer a história legalmente". O história toda se inicia com Ric O'Barry contando como iniciou a luta contra a caça aos golfinhos. Foi ele que fez o treinador de golfinhos da série Flipper e deu início à tradição de treinar os golfinhos em cativeiro para shows. Ric conta que se arrependeu quando, anos depois de ter feito a série, um dos golfinhos (pois usaram cinco fêmeas para fazer o Flipper) morreu em seus braços por razões emocionais: Cathy (como chamava a fêmea de golfinho) estava estressada e prendeu a respiração até morrer, por isso Ric descrevia a morte dela como um suicídio. A partir daí Ric muda de lado e decide que tentaria pelo resto da vida salvar os golfinhos. Na primeira denúncia, o filme mostra como os golfinhos são encurralados em uma enseada da cidade japonesa de Taiji por uma espécie de barreira de som. Lá as fêmeas, especialmente as de nariz de garrafa (como o Flipper), são escolhidas a dedo por treinadores do mundo todo para fazerem parte de shows em parques aquáticos como o SeaWorld e para encantarem gente estúpida como a Eliana e/ou ingênua que não sabe o que se passa na cabeça do golfinho.

A segunda denúncia do documentário é a respeito da matança dos golfinhos para o consumo da carne. Esta segunda está relacionada à primeira, porque a captura de golfinhos para treiná-los é que financia a atividade de abate deles. Tudo que ocorre em Taiji nem a população da própria cidade sabe. Não é possível condenar a população japonesa por isso. Quando perguntados nas ruas se comiam carne de golfinhos e se sabiam que no Japão eram mortos 23.000 golfinhos por ano os japoneses mostraram desconhecer a informação e disseram que ninguém come carne de golfinho, ou pelo menos acha que não come. A carne dos golfinhos é vendida em supermecados e em mercados de pesca como carne de baleia. Ainda há terceira denúncia, que é sobre os altos níveis de mercúrio na carne de golfinho.

O filme se mostra cada vez mais chocante à medida que os dados e a verdadeira história dos golfinhos de Taiji são contados. A produção do documentário monta uma equipe de especialistas em filmagem, biologia marinha e mergulho e realiza uma verdadeira operação de guerra para instalar câmeras secretas e filmar o momento em que os golfinhos são mortos na enseada. Louie Psihoyos mostra o quanto The Cove foi ousado e mereceu o Oscar. É um filme que cutuca por todos os lados e evidencia que o governo japonês sabe de tudo e esconde a verdade do Mundo e, principalmente, da própria população japonesa.

Cena que vale a pena: É claro que a cena que mostra a matança generalizada dos golfinhos na enseada secreta de Taiji. Há tempos não se via uma cena ser gravada com tantas dificuldades.


Trailer:

Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: