quinta-feira, 13 de maio de 2010

7ª(arte) para o 3º - O segredo dos seus olhos

Esta semana o filme que escolhi é de um país vizinho nosso que, apesar de ser inferior politicamente, economicamente e futebolisticamente, se destaca mais que o Brasil no entretenimento ao redor do Mundo. Incluído nesse entretenimento bem desenvolvido da Argentina está o cinema, que esse ano fez bonito com O segredo dos seus olhos, conheça mais:

Nome original:
El secreto de sus ojos
País:
Argentina
Ano:
2009
Diretor:
Juan José Campanella
Roteiristas:
Eduardo Sacheri
Juan José Campanella
Gênero:
Drama/Suspense
Elenco:
Ricardo Darín
Soledad Villamil
Guillermo Francella
Pablo Rago
Javier Godino
Mariano Argento
José Luis Gioia


Depois que assisti o filme pensei: "Eles sabem o que fazem". El secreto de sus ojos é capaz de fazer o o nosso cinema parecer amador ou comercial demais (com excessão para filmes como Cidade de Deus). Mas vamos deixar de lado o eixo de comparação Brasil-Argentina. A história passada é sobre um oficial de justiça aposentado, Benjamin Esposito, que decide escrever um romance sobre a própria trajetória e sobre um antigo caso de um assassinato, o chamado caso Morales. Para facilitar as coisas, Esposito visita o Tribunal Penal de Buenos Aires e reencontra a juíza e antiga chefe Irene Hastings, que também fez parte de seu passado intensamente. Irene é a dona dos tais olhos que possuem um segredo, segredo esse que atrai e sempre atraiu Benjamin.

O caso Morales foi um estupro seguido de assassinato que desencadeou vários eventos, entre eles uma rixa entre Esposito e um dos oficiais do Tribunal, que jogou o caso no costas de Benjamin e depois tentou resolvê-lo, acusando e prendendo dois operários, mas logo foi desmascarado por Esposito e transferido. Depois de seguidas empreitadas Benjamin Esposito resolve o caso e prende o culpado, que depois é solto graças a uma intervenção do seu antigo inimigo do tribunal. Paralela a esses acontecimentos a atração de Benjamin por Irene aumenta, mas com o assassino solto, Esposito é obrigado a mudar de cidade, protagonizando uma cena marcante, em que ele se concentra nos olhos tristes dela olhando para o trem em que ele parte.

Assistir El secreto de sus ojos é entender a magia que falta ao cinema brasileiro. Eu assisti o filme apegado a uma história bem mais trabalhada e que envolve aspectos abstratos por trás do enredo. Se engana quem pensa logo na primeira cena que é uma história de amor e só (como eu). Depois de cenas mais calmas bati de frente com uma cena bem forte, a do estupro e do assassinato. Mesmo assim, quem gosta de um cinema que tem uma espécie de charme clássico não pode deixar de ver este filme.

Cena que vale a pena: Esta cena acontece duas vezes, é a partida de Benjamin Esposito, já falada, no trem. Irene corre atrás do trem, numa cena marcada pela tristeza da separação.

Curiosidades:

  • O filme é o ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010, desbancando o favorito alemão A fita branca;
  • Engana-se quem pensa que é o primeiro Oscar argentino, a nação platina faturou o Oscar de melhor filme estrangeiro pelo filme A história oficial;
  • O assassino é torcedor apaixonado do Racing Club de Avallaneda, tanto que é pego no estádio, onde ia frequentemente;
  • A técnica de envelhecimento, ou rejuvenecimento, é magnífica, passaram-se 25 anos no filme e nenhum ator precisou ser trocado;
  • O filme é derivado do romance La pregunta de sus ojos, de Eduardo Sacheri.
Trailer:



Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: