quinta-feira, 20 de maio de 2010

7ª(arte) para o 3º - Cinema Paradiso

Esta semana o filme escolhido chega ao país que mais sonho em conhecer: a Itália. Esse ótimo filme é uma das tantas produções daquele país que já faturaram vários prêmios internacionais, inclusive o Oscar. Conheça a partir de agora um pouco mais dessa história:

Nome original:
Nuovo Cinema Paradiso
País:
Itália
Ano:
1988
Diretor:
Giuseppe Tornatore
Roteiristas:
Giuseppe Tornatore
Gênero:
Drama
Elenco:
Philippe Noiret
Salvatore Cascio
Marco Leonardi
Jacques Perrin
Agnese Nano
Antonella Attili
Pupella Maggio
Enzo Cannavale

Filme tipicamente italiano e que fala simplesmente do cinema e aquilo que ele proporcionava à vida das pessoas em determinada época. Um homem chamado Salvatore recebe um recado de sua mãe, que informa da morte de Alfredo e a partir daí começam as lembranças em torno de sua infância em uma pequena cidade no interior da Sicília chamada Giancaldo, onde as pessoas levavam uma vida simples e a única diversão da população era o Cinema Paradiso, que tinha como projecionista o velho Alfredo. Salvatore, ali conhecido como Totò, era um garoto que amava o cinema e queria sempre estar ao lado de Alfredo na cabine de projeção, onde aprendeu a fazer o trabalho do velho projecionista. Após um acidente em que as bobinas começaram a queimar durante um filme (o que era comum à época), se inicia um incêndio, que deixa Alfredo cego e com o rosto bem danificado, além de destruir o cinema.

Depois de um tempo, Spaccafico, morador da cidade que havia ficado milionário com a loteria esportiva, resolve inaugurar um cinema que foi batizado como Nuovo Cinema Paradiso. Para projecionista foi escolhida a única pessoa que sabia fazer isso em toda cidade além de Alfredo: o pequeno Totò. Salvatore se torna homem e continua a trabalhar no cinema. Depois de uma desilusão amorosa com a bela Elena, Salvatore vai embora da Sicília após um conselho de Alfredo, que o pede para nunca mais voltar. Ele se torna um diretor de cinema famoso, embora descontente com a vida e sempre solteiro, pois nunca se firmava com uma parceira.

Creio que você já viu poucos filmes italianos durante a vida, se tiver visto algum, e te aconselho a ver essa produção, pois ela não só mostra o charme do cinema italiano, ela evidencia a importância que o cinema tinha na vida das pessoas, a censura que ele enfrentava e a vida não tão bela na Itália depois da Segunda Guerra Mundial.

Curiosidades:

  • O garoto que faz o pequeno Salvatore tinha o mesmo nome e o mesmo apelido do personagem principal e foi escolhido entre vários garotos da própria região da Sicília;
  • O filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1990, o 11º dos 13 prêmios recebidos por produções italianas;
  • O pai de Salvatore no filme havia morrido na Segunda Guerra, durante uma batalha na URSS;
  • Sobre a história: para um filme ser exibido o padre deveria assistí-lo primeiro. O resultado eram vários pedaços de bobina cortados, onde havia cenas de simples beijos ou carícias.
Trailer:



Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: