quarta-feira, 21 de abril de 2010

Som de Aço - Stairway to Heaven

Hoje vim aqui pra falar de uma canção que com certeza está entre as 10 melhores que eu já escutei em toda minha vida: Stairway to Heaven, interpretada pelo Led Zeppelin, uma das melhores e mais influentes bandas do mundo, e composta Jimmy Page e Robert Plant, curtam aí o vídeo da música para entedermos melhor do porque:


A tradução ao pé da letra seria algo como: "escadaria para o paraíso", e é justamente o que a música tenta trazer, começando em um tom acústico, e acabando em um solo épico do Page. A música traz um tom celeste, que nos faz lembrar de alguns compositores clássicos, não deixando de ser original que é o que o Led Zeppelin sabe fazer de melhor. Conta a história de uma mulher que sempre conseguia tudo o que queria sem dar a isso a devida reflexão ou consideração, porém nem o Page e nem o Plant sabem explicar o que realmente significa a música.

Criada em 1970, a música não saiu como single, só foi lançada em 71 no albúm Led Zeppelin IV, e logo virou um hino da nação do rock'n roll, estourando nas rádios do mundo inteiro. É a música mais requisitadas das estações de rádio dos EUA, o que é estranho pois nenhuma rádio costumava tocar músicas longas, tendo 8 minutos. Em 2007,  a música voltou para a parada e alcançou a 37ª posição no UK Singles. Em uma pesquisa recente foi considerado o melhor solo de guitarra de todos os tempo pela revista Guitar World. Nem mesmo o Led Zeppelin esperava tanta repercussão pelo mundo quando lançou a música.

De acordo com Page, "Stairway to Heaven" cristalizou a essência da banda. Ela tinha tudo que precisava e mostrou a banda em sua melhor forma.

Led Zeppelin: foi uma banda britânica de rock, formada em setembro de 1968 em Londres, Inglaterra, por Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant.
O grupo foi um dos mais populares na década de 1970 e da história do rock. Célebre pela sua inovação e por ser um dos criadores do heavy metal, a banda também incorporou elementos de gêneros como rockabilly, reggae, soul, funk, jazz, entre outros.
Seus álbuns venderam mais de 300 milhões cópias em todo o mundo. Foram também os únicos a colocar todos seus álbuns no Top 10 da parada norte-americana Billboard.
Desde a morte do baterista John Bonham, em 1980, que colocou fim da banda, o Led Zeppelin reuniu-se em ocasiões especiais. A primeira delas foi em 1985 quando participaram do concerto beneficente Live Aid - com Phil Collins e Tony Thompson (Chic) na bateria. Três anos depois, com Jason Bonham na bateria, tocaram no aniversário de 40 anos da gravadora Atlantic. Em 10 de dezembro de 2007, os três membros originais do Led Zeppelin e Jason Bonham reuniram-se para um tributo a Ahmet Ertegün, fundador do selo Atlantic (morto em 2006), na O2 Arena, em Londres.
Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

2 comentários:

Anônimo disse...

\m/ Rock is the law

Marcelo Nogueira disse...

Led Zeppelin ruleia geralllzão \,,\
Stay Heavy brothers and sisters! Ò.Ò