quarta-feira, 14 de abril de 2010

Som de Aço - O Papa é pop

Hoje o tema da coluna musical aqui do blog é, pelo menos na minha opinião, da melhor banda brasileira: Engenheiros do Hawaii. Eu poderia abordar qualquer música deles, pois todas tem forte conotação ideológica. No fim acabei por escolher "O Papa é pop" e explicarei porque depois de você escutar a canção:



A música, lá de 1990, retrata uma coisa que hoje está completamente à flor da pele: a Globalização. Engana-se quem pensa que é apenas uma retratação do processo, na verdade é uma forte crítica à rapidez que a cultura produzida leva para se tornar popular. E o lado ruim dessa popularização é que a maioria das pessoas só adere a essa determinada cultura produzida porque ela está em evidência e não porque elas se identificaram realmente. Um trecho que mostra claramente isso é esse daqui: "[...]Uma palavra na tua camiseta[...]", que quer dizer que até as coisas que estão estampadas no seu vestuário são usadas por você apenas pelo fato de serem populares. Certa vez os Engenheiros do Hawaii foram ao Altas Horas, na Globo, e cantaram o trecho citado de forma diferente: "[...]O Che Guevara na tua camiseta[...]". Na minha opinião foi perfeita a colocação e deixou mais claro ainda o que queria exprimir o verso original, pois uma infinidade de pessoas utiliza uma camiseta com aquela foto famosíssima do "Che" e não sabe nem quais eram seus ideais.

Um resumo do que é a canção: as pessoas consomem e utilizam a cultura predominante e esquecem que cultura envolve personalidade e ideologia. Sobre a principal parte da música: "[...]O Papa é pop[...]" representa a principal inspiração da banda para escrever a letra. Quando o Papa João Paulo II visitou o país, em 1980, tirou uma foto ao lado da bandeira do Flamengo, e pelo fato de o Flamengo ser o clube mais POPular do país nasceu essa ideia. Também é por isso que a capa de álbum e as roupas dos integrantes no clipe estão em preto e vermelho.

Engenheiros do Hawaii - Banda originada em Porto Alegre no ano de 1985, tem na sua formação que pode ser considerada original Humberto Gessinger, Augusto Licks e Carlos Maltz (da esquerda para a direita na foto). Os primeiros músicos da banda eram estudantes de arquitetura na capital gaúcha e montaram uma banda para um único evento. Deram esse nome para satirizar os estudantes de engenharia, com os quais tinham uma certa rixa, que usavam bermudas, como no Hawaii, daí nasceu o termo.  Lançaram vários ábuns e tiveram o alge no início dos anos 1990, quando já haviam se consolidado, não só no cenário gaúcho, como no nacional. O grupo teve várias formações mas todas elas, de 1985 até hoje, tem Gessinger entre seus integrantes. Desde o início os Engenheiros do Hawaii tiveram a ideologia, da qual já falei, agregada às suas músicas. Hoje está meio parada, fazendo apenas alguns shows, mas ainda continua mantendo seus fiéis fãs, pois nunca descaracterizou o seu forte estilo.
Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: