quarta-feira, 7 de abril de 2010

Som de Aço - La Bamba

Pela primeira vez o Terceiro de Aço escolhe como tema uma música em espanhol, e que música: "La Bamba" é um ícone da cultura mexicana e tem muito pano pra manga. Curte aí a canção interpretada por Ritchie Valens (Não encontrei um vídeo com o cantor interpretando, só o áudio, pois seu sucesso foi nos anos 50):



Pela primeira vez também o Som de Aço da semana se trata de uma música folclórica. Tradicionalmente mexicano, o hit, que é cantado pela população como uma cantiga, ganhou inúmeras versões, com alterações até na letra. Apesar de tudo o que abriu as portas do sucesso para a canção foi a versão Rock'n'roll, pioneiramente feita pelo músico americano descendente de mexicanos Ritchie Valens, que alcançou um sucesso precoce através da canção. "La Bamba" também foi gravada pelo grupo mexicano Los Lobos, em uma versão muito parecida com a de Valens.

A música tem tom alegre e não quer dizer muita coisa, tem motivos festivos e não ideológicos. Ritchie Valens modificou a música original no seguinte verso: "Una poca de gracia y otra cosita" para "Una poca de gracia pa' mí e pa' ti". O principal fato de "La Bamba" ter estourado mundialmente foi a interpretação de Valens, por isso é a versão que ele fez que todos nós conhecemos e cantamos (ou tentamos cantar) muitas
vezes.

Ritchie Valens - Richard Steven Valenzuela nasceu em 1941 na cidade de Pacoima, na Califórnia. Muito jovem, aos 16 anos, formou uma banda e iniciou sua carreira musical em uma era chamada Rockabilly, onde a evidência musical era aquele rock'n'roll que conhecemos hoje como rock clássico. No segundo semestre de 1958 paticipou de um filme e lançou o single "La Bamba", que decidiu gravar quando cruzou a fronteira dos EUA e conheceu Tijuana-MEX. Quando sua carreira estava em franca ascendência, no dia 3 de Fevereiro de 1959, Valens morreu em um acidente de avião em Clear Lake, Iowa. No avião estavam os músicos Buddy Holly e Big Bopper, que também morreram. Tendo havido uma carreira relâmpago e morrido antes de completar 18 anos, Ritchie Valens representa uma grande contribuição que poderia ter sido feita ao mundo do rock, mas nunca ocorreu. Em 1987 foi produzido um filme sobre a sua breve carreira, chamado "La Bamba".
Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: