quinta-feira, 8 de abril de 2010

7ª(arte) para o 3º - Tempo de Despertar

O filme dessa semana tem um tom muito especial, pois foi uma recomendação do nosso amigo Leandro. Com impecável atuação de Robert De Niro, junto ao grande Robin Williams, o filme é uma obra baseada em fatos reais, e não pode ser considerado nada menos que um grande clássico do cinema moderno, um dos maiores na minha opinião. Confiram:
Nome original: Awakenings
País: Estados Unidos
Ano: 1990
Direção: Penny Marshall
Roteiro: Steven Zaillian
Gênero: Drama
Elenco:
Robert De Niro
Robin Williams
Julie Kavner
John Heard
Penelope Ann Miller

Sinopse: Em 1969, em Nova Iorque, o médico neurologista Malcolm Sayer trabalha em um hospital psiquiátrico. Lá, encontram-se vários pacientes que, aparentemente, estão catatônicos. Sayer sente que eles estão só "adormecidos" e que, se forem medicados da maneira certa, poderão ser despertados. Pesquisando sobre o assunto, ele chega à conclusão de que os pacientes sofrem de encefalite letárgica, e que a droga L-DOPA, usada em pacientes com o mal de Parkinson, poderia ser o medicamento ideal para tratá-los. Sayer é autorizado pelo diretor do hospital a submeter apenas um paciente ao novo tratamento; ele escolhe Leonard Lowe, que estava "adormecido" há décadas. Gradualmente, Lowe se recupera, e Sayer passa a administrar o L-DOPA nos outros pacientes, que imediatamente apresentam sinais de melhora e mostram-se ansiosos em recuperar o tempo perdido. Mas, infelizmente, Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais.

Minha opinião: Apesar de ser um filme consideravelmente antigo, não tem o que se discutir, o filme é uma obra-prima. Capaz de arracar lágrimas e aplausos do espectador, como já era de se esperar de um elenco que tem Robin Williams e Robert De Niro, ambos com impecáveis atuações. Possuindo também uma direção magnífica, o filme traz vários momentos de emoção (por quase todo o filme), com uma pitadinha de humor de vez em quando. O filme não é nada menos que um clássico, que nos faz enxergar a vida com outra pespectiva, e é aquele tipo de filme que nos motiva a fazer o que queremos e darmos mais valor a vida, pois reproduz fatos reais, de histórias de pacientes reais.

Curiosidades:
  • O livro no qual o roteiro de Awakenings foi baseado é quase uma autobiografia de Oliver Sacks, que no filme seria o personagem Malcolm Sayer.
  • Antes do início das filmagens, os atores Robert De Niro e Robin Williams assistiram a vários vídeos dos pacientes de Oliver Sacks, bem como visitaram diversas vezes o hospital onde Sacks trabalhava, com o objetivo de observar seus pacientes.
  • Em uma das cenas, Robin Williams acidentalmente quebrou o nariz de De Niro com o cotovelo e, De Niro, tempos depois, comentou que seu nariz já tinha sido quebrado anteriormente, mas na direção oposta, e que este segundo acidente havia colocado o seu nariz no lugar certo.

Trailer (não achei trailers legendados nem dublados):
E aí, gostou? Dê a sua opinião e, se quiser, sugira um filme para as próximas semanas, pode ser de qualquer gênero e qualquer época.
Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: