quinta-feira, 15 de abril de 2010

7ª (arte) para o 3º - Idiocracy

A coluna de cinema da semana do Terceiro de Aço falará de um filme sugerido, e passado na escola, pelo professor Vinícius, um grande amigo do blog. O filme fala de nada mais nada menos do que a involução do intelecto da sociedade, ou seja, o emburrecimento das pessoas ao longo dos séculos.

Nome original:
Idiocracy
País:
EUA
Ano:
2006
Diretor:
Mike Judge
Roteiristas:
Mike Judge & Etan Cohen
Gênero:
Comédia/Ficção Científica
Principais atores:
Luke Wilson
Maya Rudolph
Dax Shepard
Terry Crews (certamente você irá rir com ele, pois é engraçado indepentemente do filme)

Como diria o Profº Vinícius: "O filme é idiota? É, mas trata de um assunto sério". O assunto em questão é o tal emburrecimento da sociedade, do qual falei acima. Idiocracy começa com uma introdução ao fenômeno que é retratado no filme. As pessoas com QI alto estão tendo cada vez menos filhos e as pessoas com um QI mais modesto só tendem a se reproduzirem mais. Depois da introdução começa a história central. Duas pessoas, um homem e uma mulher, são escolhidos para um experimento militar altamente secreto. A intenção era colocá-los em uma hibernação durante um ano, mas após reviravoltas os dois acabam esquecidos, hibernando por anos. Décadas e mais décadas se passam e enquanto isso a população vai ficando cada vez mais imbecil. Após 500 anos uma das cobaias do experimento, o soldado Joe Bauers, acorda e se depara com o total e completo caos: Uma população estúpida, o lixo acumulado nas ruas, a língua inglesa deteriorada e a água pura com uma única finalidade, dar descarga, ela fora substituída por um isotônico, que começou a ser usado até para regar as plantações. Bauers passa por imensas dificuldades até conseguir um emprego na Casa Branca, após o resultado "espetacular" do seu teste de QI chegar aos ouvidos do presidente, que além de político era ator pornô e lutador.

Com cenas que reservam momentos engraçados, Idiocracy nos mostra um futuro nada desejável. Mesmo assim não concordo com aquilo que o filme mostra. Creio eu que a tendência não é as pessoas ficarem burras, apesar de a tecnologia estar entregando tudo de bandeja. Na minha opinião a inteligência ficará concentrada, assim como a renda no Brasil, uns com muito e outros com muito pouco, até porque, se a tecnologia evolui alguém tem que estar com a situação sob o controle. Apesar de tudo que penso é um alerta respaldável, pois mesmo achando que os inteligentes prevalecerão na face da Terra, passa pela minha cabeça que o resto da população caminha para a idiotice, ou melhor: uma Idiocracia.

Cena que vale a pena: É a cena mais realista, na minha opinião, e mostra um fato já contemporâneo a todos nós. O personagem de Dax Shepard, Frito Pendejo (Frito Estúpido, em espanhol), assistia TV quando Joe foi parar na sua casa e o programa que ele assistia se chamava "Ow! My Balls! (Ai! Minhas Bolas)", onde o enredo e o entretenimento estavam em assistir o personagem principal levar pancada nos testículos, o tempo todo. Bem sugestivo quando lembramos daquilo que a TV aberta mostra nos seus principais horários.

Frase do filme: Quando Frito leva Joe a um brinquedo que conta a história da humanidade e eles passam pelo ano de 1939, o jogo diz: "Iremos te levar de volta primeiro ao ano de 1939, quando Charlie Chaplin e seu diabólico regime nazista escravizaram a Europa e tentaram dominar o Mundo."


Trailer (Não encontrei nenhum Trailer legendado) :




E aí, gostou? Dê a sua opinião e, se quiser, sugira um filme para as próximas semanas, pode ser de qualquer gênero e qualquer época.



Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: