quarta-feira, 3 de março de 2010

Som de Aço: Super-homem - A Canção

Daremos início hoje à primeira coluna semanal do Terceiro de Aço. A coluna Som de aço abordará toda semana uma música como tema. Interpretaremos a música escolhida, falaremos do seu compositor e colocaremos algumas curiosidades sobre a canção (se existirem).

A música escolhida tem uma forte ligação com o 3ºB, porque esta canção foi a inspiração da camiseta que usaremos este ano e, de tabela, inspirou o blog. Agora a escutaremos e trataremos da letra e do compositor.



"Super-homem - A Canção" tem como tema principal o equilíbrio entre homem e mulher, e não só na sociedade, como podem pensar alguns, mas segundo Gilberto Gil, dentro de nós mesmos. Ainda segundo Gil a ideia da composição surgiu de "Super-homem - O Filme" (daí "Super-homem - A Canção"), onde o Super-homem volta o movimento rotatório da Terra após a morte da namorada em um acidente de trem, arrumando tempo para salvá-la. Dessa cena do filme surgiu a mais importante, pelo menos para o 3ºB, estrofe da música:

"Quem sabe
O Super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um deus o curso da história
Por causa da mulher"

A música pode ser interpretada também como uma leve crítica ao machismo, ressaltando a importância da mulher na humanidade.

Gilberto Gil - Nasceu em Salvador-BA (aí o Lucas gosta) e tem 67 anos. Ao lado de Caetano Veloso liderou um dos movimentos culturais mais importantes do país, a Tropicália. Foi influenciado desde o início da carreira pela música afro, a música estadunidense e pelo reggae (por isso o cabelo daquele jeito). Foi o primeiro Ministro da Cultura do Governo Lula, permanecendo no cargo de 2003 até 2008.

E o que você achou da canção? Dê a sua opinião sobre a música e, se quiser, dê uma sugestão para a semana que vem, se for boa pode virar tema aqui no blog.
Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: