quinta-feira, 25 de março de 2010

7ª(arte) para o 3º - Preciosa - Uma História de Esperança

Esta semana o filme fala de um tema tenso, aliás, vários temas tensos: padrões de beleza impostos pela sociedade, abuso sexual, violência doméstica e analfabetismo, além da exclusão social, consequência desses outros fatores. Preciosa é um dos melhores filmes do ano e não poderia passar despercebido pelo blog.

Nome original:
Precious: Based on the Novel "Push" by Sapphire
País:
EUA
Ano:
2009
Diretor:
Lee Daniels
Roteirista:
Geoffrey S. Fletcher
Gênero:
Drama
Principais atores:
Gabourey Sidibe
Mo'Nique
Paula Patton
Mariah Carey
Sherri Shepherd
Lenny Kravitz
Nealla Gordon

O filme conta o desafio que é a rotina de Claireece "Precious" Jones. A vida dela é repleta de obstáculos, como preconceito, abusos(morais e sexuais) e a própria mãe, que não se preocupa com os seus problemas, muito pelo contrário, acaba se tornando o maior deles. Todo dia na vida de Claireece é uma luta. Grávida do pai, que a estuprava, pela segunda vez, ela é obrigada a sair da escola em que estuda e passa a integrar um programa de aprendizado para alunas problemáticas, que na maioria das vezes são analfabetas. Lá conhece a Sra. Blu Rain, que acelera sua aprendizagem e muda a sua vida. A mãe é contra o programa, pois para de receber o benefício que recebia quando Precious estudava na escola regular (como o Bolsa-Família do Brasil). Após ter seu filho sua vida passa por um turbilhão de mudanças, fazendo com que ela mude certas concepções.

O filme é dramático durante todo o tempo e mostra que Precious sonhava frequentemente com um modo de vida impossível ao seu alcance. Os sonhos que passavam pela cabeça dela dão um tom triste ao filme e mostram que a sociedade exige que as pessoas sejam mais perfeitas o possível para serem aceitáveis.

Cena que vale a pena: Diante do espelho Claireece se arruma e não se vê como é, se vê como queria ser: branca e magra. É, na minha opinião, a principal pausa que o filme faz para criticar de modo contundente os paradigmas de beleza. De um lado do espelho está a verdade e do outro uma garota loira e esbelta, como a realidade atual aparentemente deseja.

Frase do Filme: De Ken Keyes Jr., aparece logo no começo : "Tudo é um presente do universo."

Curiosidades:

  • O filme era para ter o mesmo nome do romance, Push, mas já existia uma produção com esse mesmo nome nos EUA;
  • Concorreu a seis Oscars, inclusive o de Melhor Filme, ganhando dois, o de Melhor Atriz Coadjuvante, para Mo'Nique, e o de Melhor Roteiro Adaptado;
  • Gabourey Sidibe fez a sua estreia no cinema. Quando realizou o teste para o papel de protagonista não tinha grandes pretensões, mas foi chamada na mesma semana. Depois de ótima interpretação foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz;
  • Duas grandes estrelas da música fazem parte do elenco do filme: Mariah Carey ,como a Sra. Weiss, uma assistente social, e Lenny Kravitz, como o enfermeiro John.
Trailer:



E aí, gostou? Dê a sua opinião e, se quiser, sugira um filme para as próximas semanas, pode ser de qualquer gênero e qualquer época.
Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: