quinta-feira, 18 de março de 2010

7ª(arte) para o 3º - A Lista de Schindler

O filme desta semana é daqueles que a maioria das pessoas chamaria de filmaço, pela história que conta e o significado final que se tira do enredo. Enredo esse que se mostra mais espetacular ainda quando nos atinamos ao fato de a história ser real.


Nome original:
Schindler's List
País:
EUA
Ano:
1993
Diretor:
Steven Spielberg
Roteirista:
Steven Zaillian
Gênero:
Drama/Biografia/Guerra
Principais atores:
Liam Neeson
Ben Kingsley
Ralph Fiennes
Caroline Godall
Embeth Davidtz
Jonathan Sagall


O filme destaca a sensacional história do empresário alemão Oskar Schindler e como sua vida muda durante a Segunda Guerra Mundial. Após fracassar nos negócios em sua terra-natal, Schindler vai para a Polônia, onde foi criado o Gueto da Cracóvia, para separar os judeus; lá tenta tirar proveito da mão de obra barata dos Judeus, enriquecendo de forma rápida na indústria. Quando os nazistas começam a mandar os judeus aos campos de trabalho forçado Schindler se torna amigo de um oficial da SS e consegue montar uma fábrica no campo onde estão os funcionários judeus que tinha antes. Por meio dessa fábrica ele faz o possível para protejer o maior número de judeus, a ponto de ficar obcecado pela gratidão deles. À partir do momento em que se decide levar os judeus aos campos de extermínio, Schindler faz uma lista com mais de mil nomes de judeus que alega querer tê-los trabalhando na sua indústria, mas na verdade deseja salvá-los.

É uma da histórias mais nobres que eu conheço. Por mais que tenha nascido do oportunismo de um empresário capitalista. O filme é fidelíssimo ao fato real e te faz ver com outros olhos o que a guerra pode proporcionar a diferentes pessoas. O tempo todo mistura biografia e descrição dos aspectos do momento vivido.

Cena que vale a pena: Diante dos vagões lotados de judeus e num calor extenuante, Schindler está sentado ao lado de oficiais e vê o sofrimento dos prisioneiros, com uma imensa sede, sensibiliza-se e pede uma mangueira para jogar água em todos os vagões. A cena é forte porque vai ao extremo e mostra como realmente age quem tem coração, e acaba mostrando também que a causa pela qual Schindler ficou obcecado o tornou uma pessoa melhor, e não um alienado.

Frase do Filme: Do Talmud, um registro hebraico de ética e leis, é dita no final e resume toda a temática da história: "Quem salva uma vida salva o mundo inteiro."

Curiosidades:
  • O filme é praticamente todo filmado em preto e branco. Nos leva a concluir que é uma alusão a obscuridade da guerra, pois quando ela inicia o filme passa a não ter mais cores, com excessão de um momento que será explicado abaixo, e volta a ter quando ela acaba;
  • Preste atenção à cena da garota de vermelho no Gueto da Cracóvia, muitos se perguntam o porquê, e é difícil explicar, pois cada um tem a sua própria opinião. Se quiser ter a sua assista;
  • Quando Schindler e Stern negociam com investidores judeus, Spielberg, por descuido ou não, aparece em uma imagem refletida na janela, dá para ver a jaqueta do diretor soprando ao vento;
  • Nomeado a doze Oscars, ganhando sete: melhor filme, melhor diretor, melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor edição, melhor trilha sonora e melhor roteiro adaptado.
Trailer:


A frase que aparece em 1:36 no trailer é a mesma que escrevi acima.

E aí, gostou? Dê a sua opinião e, se quiser, sugira um filme para as próximas semanas, pode ser de qualquer gênero e qualquer época.
Novo! Além do clássico botão "retweet", para compartilhar os nossos posts via Twitter, agora nós temos o botão promova, que é usado para compartilhar através de redes sociais como Orkut e Facebook, além de vários outros recursos. Promove aê Galëre! \o/

Nenhum comentário: